Notícias

A+ A A-

07/09/2019

Corecon SP levará quatro duplas de estudantes para Gincana Nacional de Economia, no CBE em SC

Compartilhe nas redes sociais  

O Corecon-SP levará as quatro primeiras duplas classificadas na 17ª Gincana Estadual de Economia para participarem da competição nacional, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de outubro, em Florianópolis, Santa Catarina, durante o Congresso Brasileiro de Economia – CBE 2019.

As duplas que representarão o Estado de São Paulo são: Matheus Torres e Felipe Grell da Universidade Nove de Julho - UNINOVE (1º lugar);  Leonardo Genonadio e Jonas Campos, da Universidade de Campinas – UNICAMP  (2º lugar); Bruno Matheus Chagas e Larissa Benah, da UNINOVE (3º lugar); e Heitor Rodrigues e João Guilherme Monteiro da UNICAMP (4º lugar).

O Presidente Luiz Barsi  e os Conselheiros do Corecon-SP acompanharão os jogos, já que confirmaram presenças no Congresso Brasileiro de Economia – CBE 2019, promovido pelo Corecon-SC e Cofecon – Conselho Federal de Economia.

 

 

 

 

Gincana Nacional de Economia - CBE 2019 - Florianópolis - SC


O cenário da economia brasileira é desafiador até para os economistas mais experientes. Mas, e se um estudante de Economia tivesse a chance de se aventurar a resolver as principais questões econômicas do País? Na Gincana Nacional de Economia, realizada anualmente pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), os universitários de todo o País têm essa oportunidade.

Por meio de um jogo virtual, os participantes se deparam com um problema econômico e devem solucioná-lo usando conhecimento, estratégia e uma pitada de sorte. Cada carta do jogo representa uma decisão macroeconômica, que pode ter consequências como aumento da inflação ou recessão. Ao todo, são realizadas três etapas, com objetivos diferentes. Ganha quem vencer duas delas.

As etapas locais da Gincana são organizadas pelos Conselhos Regionais de Economia. A fase final é realizada pelo Cofecon, com data marcada para 16 e 17 de outubro, em Florianópolis, durante o XXIII Congresso Brasileiro de Economia.

Coordenadora nacional da Gincana, a economista e conselheira federal Denise Kassama acredita que a iniciativa do Cofecon proporciona uma experiência única aos estudantes. “Além da oportunidade de testar conhecimentos, a competição em um ambiente controlado prepara os participantes para a vida profissional, pois o mercado está cada vez mais competitivo. É também uma oportunidade de conhecer estudantes de outras instituições de ensino de todo o território nacional”, indica.

Com a Gincana, os alunos começam a enxergar a Economia de forma prática. “Uma coisa é estudar os conceitos na faculdade, outra é decidir o que fazer para solucionar um problema com as variáveis disponíveis, por meio do sorteio de cartas. A Gincana representa um preparo para que o estudante entenda na prática a conjuntura econômica do País. Todas as oportunidades de enxergar a Economia de uma forma mais prática são válidas, já que o curso tem um viés muito teórico”, explica Denise Kassama.

Para saber mais sobre a Gincana Nacional de Economia e conferir o regulamento da competição, acesse gincana.cofecon.org.br/

Texto das Assessorias de Imprensa do CBE-2019 e do Corecon-SP

 

 

Voltar Imprimir

Preencha o formulário e atualize o seu cadastro no CORECON.