Notícias

A+ A A-

03/07/2019

Índice de Preços ao Produtor sobe 1,43% em maio, aponta IBGE

Compartilhe nas redes sociais  

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) subiu 1,43% em maio, acima do observado entre abril e março de 2019 (1,22%), segundo divulgou nesta quarta-feira (3) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se da 4ª alta mensal seguida na "inflação da indústria".

O IPP mede a variação dos preços dos produtos na “porta de fábrica”, sem impostos e fretes, na indústria de transformação e extrativa.

No acumulado ano até maio, o índice registrou aumento de 3,99%. Pelo acumulado em 12 meses, houve elevação de 7,36%.

Em relação a abril, 18 das 24 atividades apresentaram alta de preços, com destaque para os aumentos nos setores alimentícios, de derivados de petróleo e extrativo.

O IPP da indústria extrativa subiu 6,50% em maio, após alta de 3,02% no mês anterior. Na indústria de transformação, os preços subiram 1,18%, depois de um incremento de 1,13% em março.

De acordo com o analista da pesquisa, Alexandre Brandão, apesar das taxas elevadas, o índice está em nível menor que no ano passado. “Isso é explicado em parte pelo efeito do câmbio, que tem grande influência nos produtos exportados. Por exemplo, a depreciação do real frente ao dólar caiu de 6,7%, em maio do ano passado, para 2,7% neste ano”, disse o analista.

 

Fonte: G1

Voltar Imprimir

Preencha o formulário e atualize o seu cadastro no CORECON.