Notícias

A+ A A-

02/05/2017

Presidente do Corecon-SP e da OEB escreve artigo à Folha de SP, destacando a trajetória do Presidente da FAESP, Fábio de Salles Meirelles

Compartilhe nas redes sociais  

 

Presidente da FAESP, Fábio de Salles Meirelles

 

 

O Presidente do Corecon-SP e da Ordem dos Economistas do Brasil, Manuel Enriquez Garcia, escreveu o artigo “O Semeador”, em conjunto com o Desembargador do Tribunal de Justiça de SP e Membro do Conselho Jurídico da Fiesp, Dr. Henrique Nelson Calandra, para a Folha de São Paulo.

 

 
Publicado hoje, 02/05/2017,  o artigo destaca a trajetória do Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, Fábio de Salles Meirelles, hoje com 89 anos e toda uma vida dedicada à organização do setor agropecuário.
 
Leia abaixo:

 

 

O Brasil vive hoje tempos difíceis. Nossa população amarga o recorde histórico de 14 milhões de desempregados. Nesse cenário tão desalentador, a esperança de retomar a higidez econômica reside no importante setor agropecuário.

A indústria está sofrendo muito. O comércio, também. Ambos pela perda de escala nas vendas, em decorrência da recessão econômica. Basta ver quantos estabelecimentos vêm sendo, a cada dia, encerrados. Cresceu assustadoramente o número de recuperações judiciais e falências.

Somente o agrobusiness encontra-se vacinado em nosso contexto recessivo, notadamente pelo desempenho das iniciativas empreendidas na agricultura e pecuária pelos próprios homens do campo, estruturados e organizados, permanentemente coordenados e defendidos por sua base sindical patronal. É a força da terra.

As commodities agropecuárias estão fazendo a diferença na balança comercial, impulsionando o país a sair da recessão econômica. A segurança alimentar da população também está garantida.

Aliás, nos últimos meses, graças à grande oferta, a inflação dos alimentos tem tido um comportamento fortemente descendente, o que assegura ao Brasil ficar abaixo da meta de teto inflacionário. Tudo isso é resultado da produtividade da agropecuária.

Esse setor possui um líder no Estado de São Paulo, locomotiva econômica nacional, que personifica o que há de melhor no semeador/homem do campo -trata-se do doutor Fábio de Salles Meirelles, maestro do abastecimento e da segurança alimentar da família brasileira.

Presidente da poderosa Faesp - (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), ele, hoje com 89 anos, dedicou toda a sua vida à organização do setor, fundando e comandando a referida entidade patronal que conta com 236 sindicatos filiados e 332 extensões de base.

A estrutura de coordenação setorial da Faesp é impressionante, assegurando todas essas externalidades positivas econômicas, esperança nacional de nossa economia.

Inclusive, através do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), promoveu-se a formação e o aperfeiçoamento profissional de quase 4 milhões de brasileiros, sem contar as iniciativas sociais, como a de alfabetização da população carcerária, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Entretanto, o que mais impressiona em sua liderança é o dinamismo, o otimismo e a constante preocupação com a solidez do setor agropecuário. E, mais do que tudo, a defesa dos agentes de abastecimento da população, garantindo o acesso de todos a um prato de comida.

O reconhecimento dessa magnífica trajetória demonstra-se pelo simples fato de que -por eleição livre, regular e democrática- vem sendo reconduzido à presidência da Faesp, pela representação sindical dos agricultores e pecuaristas do Estado, ao longo de 41 anos de sucesso e contribuição.

Não há homenagem maior ao trabalhador brasileiro do que uma vida e uma família totalmente dedicadas ao trabalho no campo.

HENRIQUE NELSON CALANDRA, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo, é membro do conselho jurídico da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo)

MANUEL ENRIQUEZ GARCIA é presidente da Ordem dos Economistas do Brasil, do Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo e professor sênior do departamento de economia da USP

 

Voltar Imprimir

Preencha o formulário e atualize o seu cadastro no CORECON.