Obrigatoriedade do Registro

A+ A A-

Com o advento da Lei N.º 1.411/51, regulamentada pelo Decreto N.º 31.794/52, foi instituída a profissão do Economista, a qual passou a integrar o quadro de profissões liberais regulamentadas, nascendo, nesse ato, a obrigatoriedade do registro, no Conselho Regional de Economia (CORECON), das Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas  que exerçam, sob qualquer forma, atividades técnicas de economia e finanças.

Na forma do artigo 3º, do Regulamento a que se refere o Decreto nº 31.794/52, a “atividade profissional privativa do economista exercita-se, liberalmente ou não, por estudos, pesquisas, análises, relatórios, pareceres, perícias, arbitragens, laudos, esquemas ou certificados sobre os assuntos compreendidos no seu campo profissional, inclusive por meio de planejamento, implantação, orientação, supervisão ou assistência dos trabalhos relativos às atividades econômicas ou financeiras, em empreendimentos públicos, privados ou mistos, ou por quaisquer outros meios que objetivem, técnica ou cientificamente, o aumento ou a conservação do rendimento econômico”.

Consolidação da Legislação da Profissão de Economista descreve o conteúdo das  tarefas compreendidas no campo profissional  do  Economista,  caracterizando  os  serviços  técnicos  de  Economia  e Finanças, exercidos por Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

Além de obrigadas ao registro no CORECON-SP, em atendimento ao disposto na Lei 6.839/80, as  pessoas jurídicas  deverão indicar ao CORECON um ou mais Economistas por ela  responsáveis, devidamente registrados neste órgão e em dia com suas anuidades.

Lei 6.839/80

Art. 1º - O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregadas, serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação aquela pela qual prestem serviços a terceiros.

 


Saiba mais sobre as áreas de atuação do Economista - Pessoa Física e Jurídica - e suas obrigações nos links abaixo:

As atividades desempenhadas pelo Economista

Nota Técnica 2 - Atividades desempenhadas pelo economista – empresas financeiras

Nota Técnica 4 - Atividades desempenhadas pelo economista – auditoria

Pessoa Jurídica e Economista Responsável

 

 


Tipos de Sociedades - Pessoas Jurídicas - sujetas ao Registro no CORECON-SP


Instruções para Registro da Pessoa Jurídica no CORECON-SP


Instruções para a indicação do Economista Responsável


 

 

 

Voltar Imprimir

Preencha o formulário e atualize o seu cadastro no CORECON.